A Origem do Puff
A origem do puff está associada nos tempos modernos à criação dos estilistas Italianos Piero Gatti, Cesare Paolini e Franco Teodoro como sendo uma almofada de grandes proporções (puff gigante) utilizada como assento e peça de decoração. Mas será que estes sacos de grandes dimensões e que nos permitem a todos nós a utilização em vários contextos tais como em de praia, no exterior, enquanto mochila de praia, tiveram a sua origem em 1968 com aqueles estilistas?
Pouca gente imagina, mas a origem do puff é nobre; existem relatos que os associam ao Egito Antigo, onde serviam de apoio para reis e rainhas, e rapidamente se foram transformando em verdadeira moda nas casas mais abastadas da Grécia Clássica e da Índia.
Na verdade o puff foi sendo utilizado mais tarde, no século XVIII, na região do Magreb. Tratavam-se de assentos sem encosto, baixos e muito macios utilizados pela classe mais abastada que permitia esta cultura efectuar as refeições no chão de um modo confortável, já que se adaptavam ao corpo.
Só no século XIX é que aparece pela primeira vez nas casas europeias como elemento de conforto e decoração. Nessa época os Italianos Piero Gatti, Cesare Paolini e Franco Teodoro desconstruíram os famosos assentos clássicos e inventaram um novo conceito de “Sacco Cadeira” verdadeiramente rebelde! No final da década de 60 associado ao movimento hippie era frequente ver homens com cabelos compridos e de barbas e mulheres com tranças em intensas conversas sentados nos grandes puffs …
Desde sempre, portanto, os puffs sempre foram sinónimo de conforto, e apesar de terem andado um tanto esquecidos hoje são claramente peças importantes na decoração moderna.
Estas almofadas versáteis tornaram-se tão famosas que hoje são utilizadas como almofadas de praia em alguns casos tem mesmo associado bolsinhas de praia ou como acessório exterior para jardim ou piscinas.
Ao contrário de uma cadeira, as pessoas podem moldar um puff e sentar-se em várias posições confortáveis uma vez que estes têm no seu interior bolas de esferovite que se ajustam e moldam ao seu corpo permitindo um suporte fantástico. Depois de um dia stressante de trabalho, relaxar num puff permite-lhe descontrair as suas costas, pescoço, ombros e cabeça, proporcionando um conforto excecional.
A maioria das pessoas vive com stress, sempre muito atarefadas e o nosso sofá nem sempre é o melhor sítio para relaxar. Conforto é a palavra de ordem quando nos referíamos a um puff onde nos podemos sentar, espreguiçar, dormir e relaxar.
A escolha do tecido na hora da confeção é fundamental. Os tecidos devem ser macios e confortáveis mas ao mesmo tempo resistentes. Devem ser laváveis por é inevitável que se suje.
Os puffs são objectos muito leves, o que lhe permite transportá-lo para zonas diferentes da casa. Podem ser usados no quarto e depois são facilmente levados para a sala ou jardim da sua casa. São muito versáteis, fáceis de limpar, práticos e divertidos. São intemporais! Encaixam em qualquer sítio; espaços de lazer, de coworking, no jardim, em casa ou na praia.
São peças essenciais em ambientes de trabalho pois permitem relaxar enquanto faz uma pausa. São o seu aliado perfeito para ler um livro e disfrutar de uma bebida…a conjugação perfeita!
As crianças adoram puffs! São super confortáveis para qualquer criança que queira ver um filme ou para jogos de consola. São ideais para sessões de cinema com os amigos em casa.
O jardim e os decks de piscina pedem puffs de exterior. Deitar-se num puff á beira da piscina para uma conversa, para uma sesta ou para apanhar sol e relaxar!
Tentamos que os nosso puffs sejam isto tudo! Intemporais, alegres, confortáveis, resistentes e essenciais no seu dia-a-dia!
Molde o seu corpo a um puff!